Overtraining

0

Há muito tempo se sabe que o exercício físico é essencial para a saúde do corpo e da mente de todos nós. Entretanto, mesmo para as atividades que nos fazem bem, é necessário que haja limites – respeito ao corpo, equilíbrio.

A síndrome de overtraining é o excesso de treino sem tempo adequado de descanso/ recuperação. Caracteriza-se por diminuição da performance física, cansaço fácil e sintomas subjetivos de estresse. É o excesso de treino causando sobrecarga ao corpo – com alteração excessiva da frequência cardíaca e da pressão arterial, sobrecarga articular e muscular, desregulação hormonal – e à mente.

No âmbito da saúde mental, podem surgir alteração do sono, aumento da ansiedade e da irritabilidade. E aí, o que tinha o intuito de melhorar a qualidade de vida, a piora, sendo fator de risco para o desenvolvimento de depressão.

É essencial o auto-conhecimento e a existência de supervisão consciente para reconhecer a síndrome e interrompê-la. Inicialmente com diminuição da intensidade e frequência dos treinos, por vezes com sua interrupção temporária. Se ainda assim os sintomas de ~alteração do sono/ irritabilidade/ desânimo/ apreensão constante/ diminuição da capacidade de sentir prazer/ cansaço desproporcional aos estímulos~ persistirem, então é necessária a avaliação por um psiquiatra.

Compartilhar

Sobre a Autora

Dra. Lygia Merini

Médica Psiquiatra pela Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), especialista em Psiquiatria e membro da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

Atualmente atua apenas em seu consultório particular. Anteriormente atuou como preceptora no Ambulatório de Dependência Química da Unidade de Álcool e Drogas (UNIAD) e também como preceptora no Ambulatório de Saúde Mental da Mulher, ambos vinculados à Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Além disto, é especialista em dependência química pela UNIFESP e concluiu curso em Pesquisa Clínica (Principles and Practice of Clinical Research) pela Universidade de Harvard (Harvard Medical School – EUA).

Deixe um comentário